Nesta semana estava conversando com uma amiga que é consultora na área de treinamento a respeito do conceito do Go Fast. Na nossa conversa, fui apresentando os resultados das implantações que estou realizando, contei sobre as empresas que estão com o programa implantado, os passos trilhados , o tempo investido e o retorno e por fim, como eram as pessoas no começo do projeto e como elas mudaram ao longo da implantação. No meio da minha narrativa ela me interrompeu e questionou como as empresas estavam lidando com o perfil de liderança das equipes, se a missão e a visão da empresa estavam claras, como era o planejamento estratégico a médio e longo prazo, como era feito a prestação de contas dos trabalhos, como a empresa definia as áreas onde deveriam ser trabalhadas os problemas, e por aí vai um monte de termos técnicos.
Depois de ouvir todas suas indagações, pude perceber que ela não havia compreendido o conceito do Go Fast, por isso se debatia contra cada solução e formato de trabalho apresentado. O Go Fast é muito mais que uma simples técnica de trabalho em equipe, trata-se de uma poderosa ferramenta de formação de consciência coletiva, onde cada colaborador entende a importância do seu trabalho dentro da empresa, que se uma tarefa ou operação tiver problema, se um colega de trabalho tiver dificuldades para realizar sua parte do processo produtivo toda a empresa sofrerá, mais sedo ou mais tarde, todos os colaboradores serão afetados e sentirão os efeitos do problema, por fim, a empresa deixará de ser competitiva, perderá mercado e todos perderão seus empregos com o fracasso.
Para as pessoas que estão no caminho de implantar o Go Fast, não caiam no erro de pensar na filosofia apenas como uma técnica para trabalho em equipe, ou forma de achar torneiras pingando. Pense na empresa como um grande organismo vivo e pulsante de processos, inteligente que necessita evoluir constantemente, que esta evolução somente ocorrerá com a participação de todos os colaboradores, claro que as técnicas de trabalho são essenciais para organizar e direcionar os trabalho, mas sem a participação das pessoas que integram esse “organismo” chamado empresa, nada será possível.
Por tanto, é necessário entender que o Go Fast é uma filosofia de trabalho que promove a união, integração e desenvolvimento da equipe e da empresa, sem compreender o conceito não é possível evoluir.
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
A importância de compreender o Conceito do Go Fast
Postado por Go Fast! às 29.1.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário