terça-feira, 4 de março de 2008

Organização

Todo mundo sempre diz algo sobre essa palavra, em todos os lugares sempre há uma referência sobre ela, a organização, mas, o que significa? Você já parou para pesquisar, por curiosidade mesmo. Bem, hoje eu fiquei curioso e fui pesquisar, segundo o Aurélio:

organização
or.ga.ni.za.çãosf (organizar+ção) 1 Ato ou efeito de organizar. 2 Estado do que se acha organizado. 3 Disposição de alguma coisa para poder funcionar. 4 Modo como um ser vivo é organizado. 5 Estrutura ou conformação das diferentes partes do corpo. 6 Disposição e constituição física do corpo humano; organismo. 7 Constituição moral ou intelectual. 8 Constituição de um estabelecimento público ou particular. 9 Estudo dos elementos e condições da constituição e funcionamento das empresas e serviços públicos; arte ou ciência da organização. O. de empresa, Sociol: conjunto de formas sistemáticas de cooperação humana para a produção e o intercâmbio de bens econômicos. O. industrial, Sociol: configuração de cultura que se caracteriza pelo emprego abundante de máquinas, pela produção em massa e pela utilização de forças distintas das humanas. O. judiciária, Dir: conjunto das leis que dispõem sobre a criação e desdobramento de comarcas, juizados e tribunais, distribuição de juízes, serventuários e funcionários da justiça, constituindo e disciplinando, assim, o aparelho que regula e distribui. O. não governamental: entidade com finalidades culturais, artísticas, políticas etc., sem ligações com membros ou órgãos do governo. Sigla: ONG. O. social, Sociol: sistema de relações entre os membros de um grupo ou entre os grupos de uma sociedade, relações essas que envolvem obrigações e compensações recíprocas, obedecendo a padrões socialmente aprovados.

Marquei em negrito o que me chamou mais a atenção, confesso que durante todos estes anos eu soube o significado desta palavra de forma impírica, sem muita profundidade. Acho que eu deveria me envergonhar, talvez não, agora que expandi meu universo um pouco mais, posso dizer que fiquei mais organizado. Quando escrevi o “Go Fast!”, trabalhei durante 1 ano organizando o conhecimento que recebi de meus amigos, depois trabalhei mais 4 anos para publicá-lo, isso mesmo 4 anos de aprendizado e organização, por fim, construindo o sistema de relações entre os membros de um grupo, neste caso meus novos amigos da Educator, ou entre os grupos de uma sociedade, posso dizer também a equipe de assessoria de imprensa, das distribuidoras e das lojas que comercializam o "Go Fast!", relações essas que envolvem obrigações e compensações recíprocas, obedecendo a padrões socialmente aprovados.
Como uma simples palavra pode representar tanto, como o exercício de compreensão desta palavra pode expandir a consciência do universo que nos rodeia e o seu real valor. Nas implantações que tenho feito da filosofia do Go Fast! esse conhecimento tem sido propagado de maneira metódica, e até aqui, impírica, mas a partir deste ponto levarei o real valor da palavra “organização” aos quatro cantos e a todas as equipes que tiver contato. Espero que esse valor tenha sido passado através deste texto, assim você poderá ajudar a expandir o universo de outras pessoas também.

2 comentários:

Unknown disse...

Sugiro que você use a sua organização e disciplina para aprender a escrever. O seu português é sofrível. Bom, de qualquer modo te dou os parabéns porque gosto mais das pessoas que encaram desafios apesar das dificuldades àquelas que se escondem buscando uma situação perfeita que não existe e nem nunca existirá.Posso ver que você criou uma boa rede de contatos e parcerias. Abraço e bom dia.

Go Fast! disse...

Olá,

Recebi o comentário da Luciane com um certo espanto, o que será que escrevi de tão errado assim para levar uma "tijolada" desse tamanho.
Revisando o texto com um amigo vi que realmente cometi erros de grafia, pontuação e concordância. Quero agradescer pela crítica e assumir o compromisso de melhorar meu português de hoje em diante.

A você meu muito obrigado Luciane Lessa.