Esta aconteceu a apenas alguns dias. Estou desenvolvendo a implantação do Go Fast em um cliente na região oeste de São Paulo, a empresa investiu na compra de um equipamento de última geração que tem procedimentos muito rigorosos de manutenção e limpeza dos componentes. Bem, junto com a máquina a empresa comprou uma bancada para lavar peças, como as que encontramos em oficinas mecânicas.
Para fazer a limpeza dos componentes é necessário um tipo de óleo especial, quando termina o procedimento o óleo fica com partículas de sujeira, uma espécie de “borra” que se forma no fundo do reservatório, como a bomba puxa o óleo do fundo, a sujeira sobe e contamina as peças. Por aí você pode ver o problema, segundo o fabricante do equipamento nós deveríamos comprar uma unidade de filtragem especial, que precisava de uma unidade de bombeamento própria e que só funcionava com um painel de controle apropriado para o conjunto.
Por fim, o resultado foi uma conta que não passou pela direção e esse era o teste para o Go Fast! que estava faltando para motivar a equipe, fizemos uma reunião de “toró de parpite” e não surgiu nenhuma idéia além de contatar as empresas que forneciam o dito equipamento conforme o fabricante da máquina havia recomendado. Encerramos a reunião e fui em busca de orçamentos “mais viáveis”, como eu precisava passar os detalhes técnicos do equipamento conforme o manual, os fornecedores precisavam de tempo para orçar e enviar as propostas de volta. O tempo passou, mais de uma semana depois da reunião fui até a fábrica para tirar uma dúvida sobre a bancada e o grupo estava reunido comemorando a solução do problema dentro do conceito Go Fast!, vejam a solução.
O operador da máquina nova havia removido o óleo da bancada e deixado num balde enquanto fazia a limpeza, terminado o procedimento, ele não devolveu o óleo para o reservatório, deixou “descansando” no balde durante três dias, segundo me informaram, com isso a sujeira decantou e o óleo ficou limpo por si só. Fiquei curioso, como ele havia chegado a solução. De uma maneira bem humorada ele me explicou:
“Fiz como a minha avó que guardava óleo para fazer sabão, deixei o óleo descansar para tirar a sujeira, era melhor que ficar peneirando”
Pois bem, depois de três dias o óleo estava limpo, não tivemos que comprar a unidade de filtragem e o problema estava resolvido dentro dos conceitos do Go Fast!
1 Não pode custar dinheiro
2 Tem que resolver o problema em definitivo
3 Não pode demorar
Mas o principal foi a habilidade de observar e a memória do colega, isso é Go Fast! Do tempo da minha avó!
Nenhum comentário:
Postar um comentário