Esta postagem vou me dedicar a homenagear uma obra literária magnífica, estou me referindo ao "Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, lí o livro quando criança, agora meus filhos leram como parte do currículum escolar, aproveitei para rever a obra. É interessante como um livro pode ter significado completamente distinto em cada fase da vida, parei a leitura para escrever esta postagem. Inspirei-me no trecho que o "pequeno príncipe" explica o por que não pode deixar crescer um pé de Baobá no seu planeta.
Apenas para refrescar a memória, o planeta do pequeno príncipe era muito pequeno, nele havia apenas 3 vulcões, uma rosa e uma cadeira. A árvore Baobá no seu tamanho adulto é gigantesca e caso conseguisse crescer no pequeno "B 612", suas raízes destruiríam o pequeno planeta. Vou aproveitar um trecho do livro, "É uma questão de disciplina", disse o pequeno príncipe, vigiar todos os pequenos brotos para identificá-los e caso um deles seja um broto de Baobá, deve-se eliminá-lo imediatamente, pois suas raízes penetram fundo e nunca mais a gente consegue se livrar dele.
Como disse no começo da postagem não pode deixar de associar o trecho do livro com a filosofia do "Go Fast!", com o texto que postei sobre "disciplina" e algumas memórias recentes de fatos que acompanhei em clientes que estão implantando ou já implantaram o Go Fast!
Os problemas dentro da empresa são como as sementes de Baobá, eles são invisíveis, quando brotam são pequeninas as folhas que saem à superfície, da mesma maneira que é descrito no livro, devemos vigiar cada pequeno broto que nasce e caso seja identificado como um problema devemos arrancá-lo sem dar chance para que suas raízes tenham oportunidade de se aprofundar. Se você me permite, gostaria de comparar a "empresa" com o "B 612", independente do tamanho de sua empresa, se der oportunidade para que o problema cresça, com certeza ele irá travar a empresa a fazer com que ela rache, da mesma maneira que o pequeno "B 612" era importante para o pequeno príncipe a "empresa" deve ser para nós, devemos cuidar para que esteja sempre bem.
Vou encerrar esta postagem recomendado a leitura do "Pequeno Príncipe", sem me preocupar com a idade do caro leitor, como diria o personagem principal:
" - Não faz mal - disse ele. - As crianças entendem."
Boa leitura!
segunda-feira, 9 de junho de 2008
O seríssimo problema dos Baobás
Postado por Go Fast! às 9.6.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário