sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A única saída para a crise!

Nesta semana participei de 3 cafés da manhã com empresários, 2 jantares e uma palestra, o resultado? 15 propostas, três novos clientes e muita consulta técnica.

O primeiro café tinha como tema a reunião de empresários para formar uma grande rede de contatos, estilo pirâmide, para um indicar o negócio do outro. No primeiro momento, devo confessar, fui cético, achei que era mais uma daquelas correntes que um ganha muito e muitos pagam a conta, mas, depois conversando com os presentes pude notar que realmente que a proposta fazia sentido desde que você se aplicasse. Ao final da apresentação da proposta o coordenador do evento passou um vídeo com um discurso do idealizador da tal rede de contatos, ele dizia algo mais ou menos assim:

Quando há uma crise, as pessoas se concentram nos problemas e de como tudo vai mal, a economia despenca, os empregos somem, bancos e financeiras cortam o crédito, enfim é o fim do mundo contado de várias formas e detalhes. Ao terminar sua descrição de como tudo vai mal, o idealizador interrompe a narrativa e conta sobre um homem que ele havia conhecido em um congresso sobre o mercado imobiliário nos Estados Unidos, no evento os dois se encontraram e começaram a conversar justamente sobre a atual crise. O outro homem pergunta; Que crise, este está sendo o meu melhor ano!

Curioso o narrador insiste na pergunta, como poderia ser o melhor ano dentro da atual crise? E o outro explica que enquanto todos estão olhando a tal crise, ele está focado na solução do problema, que é “trabalhar”, isso mesmo, enquanto todos ficam lamentando a má sorte ele que se recusou a fazer parte da crise, trabalha incansavelmente, ligando para todos os contatos oferecendo oportunidades de imóveis que tiveram redução de preços justamente por conta da crise!

As oportunidades surgem para quem trabalha com afinco e foco, criatividade e determinação são fatores básicos para o sucesso, toda a linha de raciocínio do narrador pautava-se em postura e atitude, se nos deixar-mos abater pelas notícias devastadoras seremos apenas mais um na massa sendo arrastado para a falência e a miséria. Agora se nos concentrar-mos no trabalho sério e disciplinado os resultados acontecerão!

Depois de ouvir o depoimento do idealizador da tal rede de relacionamento, mudei minha postura, meu cérebro começou a trabalhar estratégias de superar a oposição das pessoas com quem estava conversando e oferecendo meus serviços, bem, o resultado está no início desta postagem.


Como diria Napoleão Bonaparte:


Nenhum obstáculo ou barreira é alto o suficiente para deter um soldado francês!

Nenhum comentário: